segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mercadante nomeia o sociólogo Glauco Arbix para comandar a Finep

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O sociólogo Glauco Arbix será o novo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Ele foi nomeado pelo novo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Glauco Arbix é professor da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. De 2003 a 2006, ele presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Paulista de Americana, Arbix fez pós-doutorado em renomadas universidades dos Estados Unidos, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês) e a Universidade de Columbia, além da London School of Economics, no Reino Unido.

Arbix irá substituir o cientista político Luis Fernandes. A Finep é uma empresa pública, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que financia e fomenta projetos de inovação no setor empresarial.

Assim que assumiu o ministério, Mercadante disse que estuda transformar a Finep em uma espécie do banco para financiar a pesquisa científica e a inovação no país, semelhante ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo o novo ministro, a ideia é que a Finep disponha de recursos além dos provenientes do Tesouro Nacional. Em 2010, o orçamento da empresa foi de R$ 4,2 bilhões.

Edição: Lana Cristina

Nenhum comentário: