segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dilma conversa com presidente da Ucrânia sobre projeto de lançamento de foguetes


Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff recebeu na manhã de hoje (10) telefonema do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich. Eles conversaram, por cerca de 20 minutos, sobre a parceria na construção do projeto do foguete ucraniano Cyclone 4, que deverá ser lançado ainda este ano a partir do Centro de Alcântara (no Maranhão). Na Ucrânia, os cientistas dispõem de tecnologia para a fabricação de foguetes, mas não detêm centros de lançamentos.

O escritório de engenharia ucraniano responsável pela produção do foguete é o Yuzhnoye. A série de foguetes Cyclone é considerada uma das mais bem-sucedidas entre as já desenvolvidas. Em 226 testes de lançamento, houve apenas seis falhas, segundo dados da assessoria do projeto.

Yanukovich afirmou ainda, na conversa com Dilma, que pretende visitar o Brasil em maio. O presidente convidou a brasileira para ir à Ucrânia e a parabenizou pela vitória nas eleições, desejando sorte durante o governo. Em 2011, serão comemorados 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes ucranianos ao país.

Durante a conversa com Yanukovich, Dilma lembrou que o Brasil abriga a terceira maior comunidade de imigrantes ucranianos. A estimativa é que cerca de 1 milhão de descendentes de ucranianos vivam no Brasil, principalmente no Paraná. A Ucrânia até 1991 fazia parte da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). É um país considerado berço cultural.

A Ucrânia é uma república que segue o sistema de governo semipresidencial – tendo presidente e um primeiro-ministro. Os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo são autônomos. Há eleições diretas para a escolha do presidente da República e dos 450 parlamentares. Mas o presidente da República e o primeiro-ministro indicam os governantes das 24 províncias.

Nenhum comentário: