quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Governo Lula Comparado com o Governo FHC


Imgres-5O erro do PSDB foi superestimar as suas chances em 2014. Como alertei em setembro de 2009, quem ganhar a eleição em 2010 será reeleito e fará o seu sucessor.
Acho que nem o PSDB percebe o significado desta previsão, ou a possibilidade dela se concretizar.
Aécio teria se empenhado mais em 2006 e 2010.
Tudo isto porque não percebem que em 2010, a situação financeira do Brasil é muito, mas muito melhor do que a de 2002 e 2006.
O próximo governo receberá uma situação financeira muito mais confortável do que Lula recebeu de FHC.
Mesmo com a saída de Henrique Meirelles. Ninguém vai desfazer o que ele fez. 
Eu sei que isto é uma verdade inconveniente que muitos não querem aceitar, mas ignorar a realidade como a velha imprensa fez, tem consequências.
1. O juro era de 12% em 2002, em 2011 deverá cair para 3%.
2. As reservas eram de 18 bilhões, em 2011 irão para 300 bilhões.
3. A dívida interna é hoje quase 80% em juros fixos, em 2002 80% era juro flutuante, flutuavam ao sabor do mercado.
4. Hoje, o Brasil é investment grade. Em 2002 não éramos investment grade, por isso o risco Brasil era em torno de 1000 pontos hoje é em torno de 200.
5. 100% da nossa dívida interna é hoje em reais. Em 2002 40% eram em dólares, que não é a moeda nacional, nem âncora cambial como se supunha.
Mesmo que se atribua tudo que Lula fez como consequência natural de FHC, o que estes 5 pontos provam é que o próximo governo irá nadar de braçadas e será reeleito.
E se Lula se encher de dar palestras (vide www.palestrantes.org) nestes oito anos, o que é muito provável, ele volta em 2018, sem dúvida alguma.
Se colunistas econômicos tivessem lido Warren Buffett, teriam lido este conselho:"Compre empresa que até um poste consiga administrar, porque um dia um poste provavelmente a estará administrando."
Warren Buffett não está sugerindo que Dilma seja um poste, como muitos tucanos sugeriram, mas  existem empresas que andam sozinhas, o caso atual do Brasil.
O encanto da direita com Lula é que foi um governo que não atrapalhou, "que fez nada". Não é meu ponto de vista, mas que seja.
Diferente do governo FHC que fez uma maxidesvalorização de 80% de um dia para o outro, elevou os juros para 42% nominal, aumentou os impostos de 24% para 34% e que implantou a banda cambial diagonal exógena ridicularizada pela imprensa inteira.
FHC teve méritos, claro que teve, mas exagerados no meu entender.
Todos concordam que seu segundo mandato foi um erro, que fez praticamente nada, e seu primeiro mandato foi prejudicado pela crise da Ásia e da Rússia.
Ou seja, em vez de oito anos em dois, foram dois anos de governo produtivo em oito.
A Dilma fará 4 anos em 4, se deixarem, obviamente. 

Blog do Stephen Kanitz

Nenhum comentário: