segunda-feira, 21 de março de 2011

Pesquisa: população confia em sua presidenta

Agora até um alto número de tucanos confia em Dilma... Se confere alto índice de rejeição ao prefeito Gilberto Kassab , decorridos apenas 80 dias - nem os 100 que costumam ser marco simbólico - da posse da presidente Dilma Rousseff, a pesquisa Datafolha mostra que 47% dos brasileiros aprovam  o início do seu governo.
É um percentual alto e idêntico ao do governo Lula no mesmo período do 2º mandato, no início de 2007. A notícia, obviamente, é excelente para o governo e para a nossa presidenta. Vejam que nestes três meses iniciais incompletos de governo, 47% dos brasileiros consideram o governo Dilma bom ou ótimo; 34%, regular; 12% não souberam dizer e apenas 7%, ruim ou péssimo.
Ao presidente Lula, no mesmo período de três meses, eram conferidos 48% de ótimo e bom; 37% de regular; 14% de ruim e péssimo; e 1% não sabiam. Agora vejam o mais interessante destas pesquisas é que em 2007, começo do 2º mandato do presidente Lula, as questões que mais preocupavam os brasileiros eram: desemprego (para 31%) e a fome e a miséria (para 22%).
Agora, Saúde e Segurança, os principais desafios
Encaradas com coragem e competência pelo governo anterior que retirou da miséria 28 milhões de pessoas e criou 15 milhões de postos de trabalho com carteira assinada, estas questões desceram no patamar de preocupação da sociedade.
Neste início de governo Dilma, o que mais preocupa a população e que ela considera os principais desafios são a Saúde (para 31%) e a violência (para 16%). Agora, é batalhar os avanços e conquistas nestas duas áreas.
Outro dado que chama a atenção neste Datafolha é que decorridos 5 meses do 2º turno (31.10), a presidenta Dilma conquistou também a confiança de parcela expressiva dos eleitores do tucano José Serra e do PSDB.
Confiança até dos tucanos
Nesta Datafolha sobre o governo Dilma, apenas 15% dos entrevistados que se confessam tucanos e eleitores de Serra consideraram o governo Dilma ruim ou péssimo. Já para 31% deles, o governo Dilma é ótimo ou bom. É regular para 45% dos que se declararam tucanos e para 41% dos que disseram ter votado em Serra.
Entre os petistas, a presidente obtém 56% de conceitos ótimo e bom, e 32% de regular. Só 2% dos petistas consideram seu início de mandato ruim ou péssimo. Os que declaram ter votado na presidenta lhe dão aprovação similar: 57% de bom e ótimo e 30% de regular.
Agora é mãos à obra, minha gente! Há muito trabalho pela frente e, certamente, com o governo e sociedade unidos em prol deste Novo Brasil.

Nenhum comentário: