sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Efraim Morais deixa o Senado como o 2º maior empregador do Congresso

ABUSO -Parlamentar mantém 66 comissionados. 52 deles estão lotados fora de Brasília.



O senador Efraim Morais (DEM) está deixando o Senado Federal em fevereiro, mas continua sendo destaque da imprensa nacional. Nesta semana, o portal Congresso em Foco publicou um estudo mostrando quem são os parlamentares que mais mantém funcionários comissionados e o paraibano figura em segundo lugar (primeiro quando o quesito é “funcionários mantidos fora de Brasília”).

Segundo a reportagem, Efraim ainda mantém 66 servidores comissionados sob seu comando, sendo que 52 destes estão lotados na Paraíba (nos chamados escritórios de apoio) e, portanto, longe do seu gabinete em Brasília.

Efraim só perde em número de comissionados para seu colega de partido, o também nordestino Heráclito Fortes (PI), que tem 68. Heráclito, no entanto, tem “apenas” 25 fora de Brasília. Depois de Heráclito e Efraim, a lista continua com Mão Santa (PSC-PI), que tem 62 comissionados, sendo 33 lotados no Piauí. O curioso é que os três maiores empregadores do Senado na atualidade foram derrotados nas urnas e não conseguiram se reeleger.

A reportagem lembra, inclusive, que o senador paraibano é alvo de investigações devido a servidores fantasmas lotados em seu gabinete, e destaca que o alto número de servidores trabalhando no estado natal é mais uma fonte de suspeitas, porque lá “há menos controle sobre a lista de frequência dos servidores”.

Outra informação lembrada pelo Congresso em Foco é sobre o fato de que mesmo fora do Senado, o paraibano, ex-primeiro-secretário do Senado, continuará a ter subordinados no serviço público, já que ele foi anunciado como secretário de Infraestrutura pelo governador eleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB).

Phelipe Caldas - MaisPB

Nenhum comentário: