quinta-feira, 17 de junho de 2010

Manchete safada

Refiro-me a "TSE exige que Google revele autor de blog pró-Dilma" do Folhão...


Image Manchete de alto de página e matéria safadas essas publicadas hoje pela Folha de S.Paulo "TSE exige que Google revele autor de blog pró-Dilma". É a respeito da decisão do ministro Henrique Neves, da Corte Eleitoral. Atendendo a pedido do Ministério Público Eleitoral solicitou ao Google Brasil que informe quem é responsável pelo Blog da Dilma hospedado pelo portal e que ele seja retirado do ar.

O blog apoia a candidatura Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) a Presidência da República. Acontece que o mesmo ministro, do mesmo TSE fez idêntica solicitação ao Google Brasil sobre outro blog, o Eu quero Serra de apoio ao candidato da oposição à presidência da República, José Serra (PSDB-DEM-PPS).

Tudo igual ao pedido relacionado ao "Blog da Dilma". Acontece que a matéria do Folhão tem 60 linhas distribuídas em oito parágrafos, mas só 10 finais e o último parágrafo falam da medida relativa ao blog de apoio a Serra. Tampouco tem qualquer referência à sanção contra este blog nos textos que chamam para a matéria, todos recheados com informações só sobre a retirada do ar do blog de apoio a Dilma.

Pedir retirada de blog o ar não é censura?


É ou não é dois pesos e duas medidas permanentemente? Noticiar algo contra Dilma com títulos e textos enormes procurando atingir e desgastar sua candidatura, pode; contra Serra, escondem no final da matéria em pouquíssimas linhas, sem qualquer referência ou menção a ele nos textos do alto da página que remetem os leitores para a reportagem.

Aliás,o pedido de explicação do ministro sobre o "blog da Dilma" é inexplicável: seus autores e responsáveis, Daniel Bezerra (criador e editor-geral) e Jussara Bezerra (editora) assinam o site, inclusive a nota "A oposição quer calar o Blog da Dilma", publicada ontem, na qual explicam não ter vínculo partidário. "Não somos pagos pelo partido ou pelo governo", afirmam.

Já o Blog de apoio a Serra... Sobre seus criadores e autores o jornal não dá nenhuma explicação - embora o blog seja assinado - até porque não era mesmo seu propósito falar muito sobre algo que depõe contra o candidato da oposição. Agora, uma pergunta que fica no ar: essa decisão do ministro contra os dois blogs não caracteriza censura à informação não?

BLOG DO ZÉ

Nenhum comentário: