quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Entrevista: Berzoini avalia acordo com PMDB e situação nos Estados

O pré-compromisso firmado entre PT e PMDB, os cenários para a disputa de 2010 nos Estados e outros temas ligados às eleições do ano que vem estão no centro da entrevista concedida ao Uol News pelo presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, postada nesta quinta-feira 22 na página daquele site.

Lula: Dilma tem firmeza ideológica, compromisso, é leal e sabe de que lado está

Em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, publicada nesta quinta-feira (22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre política, economia, eleições 2010, decisões e projetos do governo, além de questões internacionais.

Sobre o fato de a ministra Dilma Rousseff vir a ser a candidata do PT à presidência da República em 2010, o presidente foi enfático: "Dilma é a mais competente gerente que o Estado brasileiro já teve. A capacidade de trabalho da Dilma, a competência, o passado político e o presente, me faz garantir que a Dilma é uma excepcional candidata a presidente da República", disse.

"Além de extraordinária gestora, a Dilma é um extraordinário quadro político. Tem firmeza ideológica, tem compromisso, tem lealdade, sabe de que lado está", emendou.

Leia a íntegra da entrevista:

FOLHA - É correto classificar de marolinha uma crise que gerou desemprego, redução de investimentos e derrubou o crescimento da economia de 5% ao ano para 1% em 2009 no cenário mais otimista?

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA - Foi correto. Temos que separar a crise em dois momentos. Até setembro de 2008, discutíamos a crise do subprime quando ainda não havia o problema dos bancos. Até esse momento, o Brasil sentiria muito pouco a crise por várias razões. A economia estava sólida. Havíamos diversificado nossas exportações. Os bancos brasileiros tinham maior solidez e havia maior controle do Banco Central. Quando veio o Lehman Brothers [quebra do banco americano de investimentos em setembro de 2008], aconteceram duas coisas graves. O dinheiro desapareceu. Uma empresa como a Petrobras passou a pegar empréstimos na Caixa que seria destinado a pequenas empresas brasileiras.

FOLHA - Ali não houve um tsunami?
Leia a entrevista completa

Rodrigo está otimista com campanha e trabalha pela vitória da militância

Rodrigo esta otimista com campanha e trabalha pela vitoria da militância

A aceitação da candidatura do deputado estadual Rodrigo Soares à presidência do PT da Paraíba tem aceitação da maioria da militância petista. Isso vem sendo demonstrado na passagem de Rodrigo Soares com a caravana do PT por todo Estado. Rodrigo já visitou várias regiões, onde, está dialogando com os filiados e apresentado uma candidatura que aproxima o partido da base, fazendo com que o PT esteja presente em todos os municípios da Paraíba, priorizando, sobretudo, o projeto nacional deixando as questões pessoais de lado.

Rodrigo disse que “Nessa eleição não há vencidos, nem vencedores, só a militância do PT que irá comemorar uma grande vitória da democracia, da união e da força que irá construir um novo momento para o PT da Paraíba.”

postado por Mislene Santos

Opinião do NAZA¹³ : Eu tenho acompanhado a campanha do candidato Rodrigo Soares, mas não tenho deixado de observar a epopeia tresloucada de alguns assessores da candidatura à reeleição de Luiz Couto, que alias goza de uma excelente infraestrutura. Na cidade de Patos por exemplo, Júlio Rafael esteve junto com Jackson Macedo e ambos percorreram vários municípios em busca de votos. Campanha é isso ai, só não deveria valer leviandade.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PÉ NA ESTRADA

Pé na estrada companheiros e companheiras, estamos seguindo uma caravana que visitará vários municípios no sertão paraibano. Campanha, lançamento de candidatura, debates e o mais importante o contato com o militante do PT.
Estarei sempre em contato, tanto aqui atualizando o blog, como também através do twitter NAZA DO PT.
Estarei retornando dessa viagem só na segunda-feira dia 19 de Outubro, até mais.

Naza¹³

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Petrobras assina termo de compromisso para construir refinaria no Maranhão


Em cerimônia com as presenças do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, da Governadora do Estado, Roseana Sarney, e do Presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, a companhia assinou nesta quarta-feira (14/10), com o Governo do Maranhão, um termo de compromisso para a construção da Refinaria Premium 1. Fruto das negociações iniciadas com a assinatura do Protocolo de Entendimentos em maio deste ano, este documento estabelece os compromissos das partes na viabilização das condições necessárias para a implantação do empreendimento. Durante a fase de construção, que se inicia ainda em 2009, estima-se a geração de mais de 100 mil empregos, diretos, indiretos e por efeito renda.

Durante o evento, o ministro Edison Lobão garantiu que a Refinaria Premium 1 é uma realidade sólida e promissora, que mudará definitivamente a economia do estado do Maranhão. Após apresentar os principais números e detalhar a complexidade desta que será uma das maiores refinarias do mundo, o presidente Gabrielli ressaltou a importância da união e da parceria de todos os governos municipais e estaduais das regiões impactadas pela obra.

“Será uma obra estruturante e importante para elevar o Maranhão a um novo status de estado economicamente forte e ativo no cenário nacional e mundial”, disse Gabrielli. O presidente também citou o impacto do Prominp e de outras iniciativas da empresa (enumeradas em apresentação) para formação de mão de obra qualificada.

A refinaria, que será construída no Município de Bacabeira (MA), contará com faixa de dutos e terminal portuário para recebimento de petróleo e escoamento de derivados. Com capacidade de processamento de 600 mil barris por dia, entrará em operação em duas fases, sendo a primeira, para 300 mil barris por dia, prevista para o segundo semestre de 2013. A segunda fase está prevista para 2015. O empreendimento foi projetado para maximizar a produção de óleo diesel de alta qualidade e também para produzir os seguintes derivados combustíveis: QAV, nafta petroquímica, GLP, bunker e coque.

A população do município de Bacabeira (MA), com aproximadamente 16 mil habitantes, já começa a sentir os reflexos positivos do empreendimento. Recentemente, o Governo do Estado anunciou parcerias entre as secretarias de Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio e Trabalho, Economia Solidária e a Petrobras para a capacitação profissional dos moradores da região. Por meio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp), a expectativa é que 22,7 mil pessoas de nível superior, técnico, médio e básico sejam capacitadas até 2013 em todo o estado. O empreendimento também deve gerar 3120 vagas no entorno de Bacabeira, que engloba nove municípios.

A Petrobras espera, com este investimento, aumentar ainda mais os resultados de seus negócios, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

Luz no fim do túnel?

Negociadores de Honduras chegam a acordo sobre volta de Zelaya

As equipes de negociadores em busca de uma saída para a crise política em Honduras alcançaram, nesta quarta-feira (14), um acordo sobre o retorno ao poder do presidente deposto, Manuel Zelaya. A informação foi divulgada pela Telesur. O tema da restituição era o mais polêmico no diálogo, uma vez que os golpistas se negavam a aceitar o regresso do presidente legítimo. O texto do consenso, porém, ainda não foi divulgado, pois ainda está sendo analisado por Zelaya e o ditador Roberto Micheletti.
Desde a semana passada, delegados das duas partes em conflito debatiam uma saída ao impasse criado após o golpe de 28 de junho. Agora, a proposta aprovada pelas comissões será entregue a Zelaya e ao mandatário usurpador, Roberto Micheletti, para que analisem e informem sobre suas postura em torno do texto.
"Conseguimos um consenso sobre um texto único com relação ao ponto seis (que implica no retorno de Zelaya ao poder). Não posso falar do conteúdo do texto, pois descumpriria um compromisso que poderia incomodar a outra parte", declarou Victor Meza, um representante do líder deposto.
Zelaya foi deposto do cargo por militares, que o tiraram do país ainda de pijamas, sob a mira de armas. Os deputados de Honduras nomearam Roberto Micheletti, líder do Congresso, como novo presidente do país. Foi o primeiro golpe de Estado na América Central desde 1993, quando militares guatemaltecos derrubaram o presidente Jorge Serrano.
Mesmo com a pressão de países e entidades internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o governo de fato hondurenho se recusava restituir Zelaya ao cargo. O presidente deposto, então, retornou secretamente a Tegucigalpa no dia 21 de setembro e se abrigou na Embaixada do Brasil. As negociações continuaram baseadas no Pacto de San José. Formulada pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, a proposta tem 12 pontos, dos quais oito tocam temas fundamentais e quatro dizem respeito a questões procedimentais. Entre os pontos que faltavam ser acertados, estava a volta de Zelaya ao poder em Honduras.
Com Telesur

Haddad: consórcio mudou segurança do Enem sem permissão

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (14) que Consórcio Connasel - responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - criou um ambiente de manuseio da prova que não estava previsto no plano de segurança pactuado com o ministério. O contrato previa a impressão da prova em São Paulo e seu manuseio no Rio de Janeiro. "Essa mudança, que não foi comunicada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), pode ter contribuído para o vazamento da prova.

A falha de segurança ocorreu porque não foi cumprido o plano logístico pactuado ", ressaltou o ministro durante audiência pública sobre o tema na Comissão de Educação da Câmara.

Fernando Haddad explicou que a gráfica Plural (SP), responsável pela impressão do teste, teria aberto sem a autorização do Inep um galpão vizinho a ela para manuseio do kit das provas que seriam distribuídas em São Paulo. "Tudo leva a crer que a prova foi obtida pelos suspeitos nessa estrutura criada sem a segurança devidamente checada e com contratação de pessoal de última hora", ressaltou o ministro. Ele disse que é a partir dessa investigação que o Ministério espera identificar o responsável pelo vazamento e, por consequência, pelo prejuízo de R$ 36 milhões provocado pela anulação do Enem.

Na opinião do ministro a auditoria que apura o vazamento da prova do Enem deve ter como meta principal responder porque foi criado um ambiente inseguro, não previsto no plano aprovado pelo Inep. "Quem, com qual prerrogativa, tomou a decisão para criar o ambiente onde se deu exatamente o delito?", questionou Haddad.

O ministro afirmou ainda que o cancelamento do Enem antes da aplicação garantiu a lisura do processo e evitou maiores prejuízos para os estudantes. "O prejuízo seria maior se a fraude tivesse sido descoberta somente depois da aplicação do exame. Teriam sido desperdiçados todo o esforço e estresse dos estudantes nas 10 horas de provas do processo seletivo. O Enem foi cancelado no dia 1º de outubro e a realização das provas, previstas para os dias 3 e 4 de outubro, foram remarcadas para os dias 5 e 6 de dezembro.

Apoio

Fernando Haddad recebeu o apoio e a solidariedade dos integrantes da comissão, que foram unânimes em afirmar que ele agiu com correção e rapidez para preservar a credibilidade do Enem. "O mais importante é manter a confiança no Enem, instrumente de democratização do acesso ao ensino superior e de melhoria da qualidade do ensino básico", afirmou a presidente da Comissão de Educação, deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Os deputados Carlos Abicalil (PT-MT) e Pedro Wilson (PT-GO) também destacaram a importância da ação imediata do MEC para garantir a transparência do processo. "A confiança no Enem não foi abalada, ele continuará sendo instrumento de universalização do ensino superior", afirmaram.

Candidatos à presidência nacional do PT participam de debate nesta quinta (15)

Na próxima quinta-feira (15) será realizado, em Brasília, o primeiro debate entre os candidatos a presidente nacional do PT no Processo de Eleições Diretas (PED) 2009. Ao todo serão realizados nove debates em capitais, conforme definição da Comissão de Organização Eleitoral Nacional.
Para este primeiro debate, já estão confirmadas as presenças dos seis candidatos que disputam a presidência do partido: Markus Sokol, Iriny Lopes, José Eduardo Cardozo, Geraldo Magela, Zé Eduardo Dutra e Serge Goulart.
O debate ocorre no auditório do Hotel San Marco, no Setor Hoteleiro Sul, às 19 horas.
De acordo com o calendário da comissão de organização do PED 2009, o segundo debate será em Belém/PA, na sexta-feira (16), no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, também às 19 horas.

PORTAL PT

Revitalização do rio São Francisco vai beneficiar 12 milhões em quase 400 cidades

Uma obra que vem sendo discutida no Brasil desde meados do século 19 finalmente vem tomando corpo no sertão do País, para levar água, desenvolvimento e dignidade a cidades de seis Estados brasileiros -- Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Ceará e Paraíba.
O projeto de revitalização do rio São Francisco e sua integração com a Bacia Hidrográfica da região vai fazer o Nordeste brasileiro dar um salto de desenvolvimento e sua importância pode ser medida pelo tamanho da comitiva presidencial que vai vistoriar as obras a partir desta quarta-feira (14). O grupo inclui ministros, governadores e prefeitos, além de outras autoridades locais.
Quando concluídas, as obras beneficiarão mais de 12 milhões de pessoas e 398 municípios, oferecendo acesso à água para consumo, irrigação e pequena agricultura, além de sistemas de saneamento básico. O próprio rio São Francisco também ganhará com a obra, tendo suas margens e matas ciliares recuperadas. Não à toa, o sertão está em festa.
As obras de revitalização e integração do rio São Francisco também significam um incremento para a economia da região, já que boa parte da mão-de-obra foi contratada pelas empresas nas cidades locais. Cerca de 8 mil trabalhadores da região estão empregados na obra -- até o final do ano serão 10 mil.
Mais emprego significa mais renda, mais consumo, mais desenvolvimento. “É uma obra muito importante e vai tornar as regiões brasileiras menos desiguais”, afirmou o presidente Lula na edição desta semana do seu programa de rádio Café com o Presidente -- veja
aqui.
Ao mesmo tempo em que garante o abastecimento de água por longo prazo de grandes centros urbanos da região (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande, Caruaru, João Pessoa) e de centenas de pequenas e médias cidades inseridas no semi-árido, o projeto beneficia áreas do interior do Nordeste com razoável potencial econômico, estratégicas no âmbito de uma política de desconcentração do desenvolvimento, polarizado até hoje, quase exclusivamente, pelas capitais dos estados. O objetivo do governo federal é que até 2015 as obras de revitalização e integração do rio São Francisco estejam concluídas.
Roteiro
O roteiro do presidente Lula começa na manhã desta quarta-feira, em Buritizeiro, no norte de Minas Gerais, onde participa de cerimônia. Em seguida, viaja para Barra (BA), onde visitará, a bordo do navio Agência Flutuante Saldanha Marinho, da Marina do Brasil, os defletores e pontos de dragagem e controle de processos erosivos às margens do Rio São Francisco. Visita em seguida a Vila Nossa Senhora da Conceição (antiga Vila do Louro-BA).
Próxima parada é o Lote 11 da obra, próximo às cidades pernambucanas de Arcoverde e Custódia. Lá confere o trabalho noturno das perfuratrizes, que vão assegurar a irrigação e reduzir consideravelmente os efeitos da seca na região. Lula dormirá no acampamento do canteiro de obras.
A agenda presidencial continua na quinta-feira (15), com a apresentação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Em seguida, se encontrará com trabalhadores da obra e moradores locais. Lula segue então, de helicóptero, para a Barragem de Itaparica, onde visitará os canteiros de obras na tomada d’água do Eixo Leste e obras da Estação de bombeamento vertical 1 e o canal. O presidente se encontrará com trabalhadores da obra e voará novamente de helicóptero para os lotes 1 e 2 do Eixo Norte, próximos a Cabrobó (PE).
Na sexta-feira (16), Lula visitará as obras de concretagem do canal e seguirá para a Vila Produtiva Rural Junco, onde visita unidade habitacional e escola comunitária construídas para moradores que tiveram que ser reassentados devido às obras no rio São Francisco. Ao todo, serão construídas 18 vilas produtivas rurais.
No final da tarde de sexta-feira, o presidente Lula volta a Brasília.
Conheça
aqui mais detalhes sobre o projeto, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Veja
aqui e aqui alguns dos benefícios trazidos pelas obras no rio São Francisco.

Blog do Planalto

Patos e Cajazeiras recebem Rodrigo Soares.

O sertão da Paraíba se prepara para uma grande festa nesta sexta-feira dia 16 de Outubro, as 10 horas será em Patos, esta pujante cidade que abraçará e declarará seu incondicional apoio à candidatura do parlamentar à presidência do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, o evento acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patos, no dia 17, as 14 horas será a vez de Cajazeiras fazer sua festa e também confirmar sua participação nesta caminhada rumo à vitória, estão confirmadas a presença de lideranças regionais e o abraço amigo do companheiro e Deputado Estadual pelo PT, Jeová Campos.
Na ocasião Rodrigo Soares falará sobre a necessidade de a Paraíba também contribuir com o projeto de proporcionarmos o terceiro mandato para o Partido dos Trabalhadores na Presidência da Republica, elegendo a companheira Dilma Rousseff, numa aliança nacional que congregue os partidos que historicamente marcham com o PT e uma forte e vencedora coalizão de esquerda. Sobre os acordos divulgados por Ricardo Berzoini, de que o PMDB e o PT já selaram acordo e estarão juntos em 2010, o Parlamentar, que desponta como favorito para o PED 2009, disse que a Direção Nacional senta a mesa de negociações e para o próximo encontro nacional do partido em 2010, será apresentado ao coletivo de delegados a propopsta de coligação, ficando a cargo dos representantes do partido, referendar ou não a aliança com o PMDB.
Ainda no dia 17, sábado, será realizado o primeiro debate entre os candidatos à presidência do PT paraibano no município de Pombal, previsto para às 10 horas.
Esse debate será marco da consolidação de uma politica de coerência e sensatez pregada pelo candidato do Coletivo Celso Furtado, Rodrigo Soares.

NAZA¹³ PARAÍBA

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Irresponsabilidade tucana

Mauricio Dias Como já era esperado, o senador tucano Tasso Jereissati apresentou um relatório contrário à entrada da Venezuela no Mercosul, proposta em um Contrato de Adesão que tramita no Congresso desde julho de 2006.

Na reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado, no dia 1º de outubro, quando Jereissati leu o parecer que fez, não apanhou ninguém de surpresa. Era uma carta já marcada. O relator, por exemplo, ausentou-se das sessões em que os depoentes apresentaram argumentos e informações divergentes dos palpites dele sobre a questão.

O que representam o relatório e o comportamento de Jereissati?

“Um ato hostil a um país com quem o Brasil tem aprofundado laços não apenas econômicos, mas também culturais e científicos. Lamentavelmente, o parecer não é apenas diplomaticamente equivocado. É também irresponsável”, responde o professor Fabiano Santos, coordenador do Núcleo de Estudos Sobre o Congresso (Necon/Iuperj), que faz acompanhamentos das comissões do Parlamento que tratam de temas relevantes para a inserção internacional do Brasil.

Segundo Fabiano Santos os dados do comércio entre Brasil e Venezuela nos últimos nove anos (gráfico) mostram “o tamanho da irresponsabilidade do relator”.

A aproximação comercial com a Venezuela é francamente favorável ao Brasil. Nos últimos dez anos, as exportações para a Venezuela aumentaram 858%, passando de 536,7 milhões de dólares, em 1999, para 4,6 bilhões de dólares em 2008. No ano passado, o Brasil teve um superávit comercial com os EUA de 1,8 bilhão de dólares. Com a crise, a Venezuela passou a representar 29% de todo o saldo da balança comercial brasileira. Dos 3 bilhões de dólares do saldo da balança, neste ano, 878 milhões de dólares vieram de negócios com os venezuelanos.

“A irresponsabilidade da rejeição do Protocolo de Adesão é ainda maior no campo político. O relatório de Jereissati, que evidencia uma forte preocupação com a fragilidade da democracia naquele país, sugere, como terapia, o isolamento político, negligenciando o potencial de contenção institucional que a inclusão ao Mercosul poderia ter, em um contexto em que tanto Chávez quanto a oposição se veem enredados em estratégias de radicalização política”, explica o coordenador do Necon.

Esse ponto provocou a indignação do senador Pedro Simon, durante acalorado debate com Jereissati. Em um momento de retorno aos seus melhores desempenhos na tribuna, Simon lembrou que “com a Venezuela dentro do Mercosul” haveria condição, na avaliação dele, “de garantir a democracia naquele país”.
Simon acredita que a posição do tucano Jereissati “favorece interesses contrários à integração continental, principalmente os norte-americanos”.

Mas não seria essa a motivação do senador Jereissati?

Governo Lula mudou a cara do Brasil, diz ministra a mulheres petistas

Image

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira (6) a deputadas e senadoras do PT que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou a cara do Brasil. "Nós mudamos a cara do Brasil e o potencial das pessoas, que agora sabem que podem desejar mais, sonhar mais e conquistar mais também", disse.
O encontro foi solicitado pela Secretaria Nacional de Mulheres do partido. A secretária Laisy Moriére esteve presente e considerou o encontro com Dilma bastante positivo. Ela relatou à ministra o sentimento de toda a militância petista em torno do seu nome para a disputa da presidência da República em 2010.
“A ministra fez questão de dizer que quer a participação efetiva das mulheres em sua caminhada e se colocou à inteira disposição do conjunto do partido para realizar atividades nos estados, e também com os movimentos sociais”, informou Laisy.
Segundo a secretária de Mulheres do PT, durante o encontro Dilma Rousseff fez um balanço das políticas sociais desenvolvidas pelo governo federal.Educação, Bolsa Família, renda mínima, comunidades quilombolas e indígenas, mulheres e crianças foram alguns dos temas discutidos na reunião.
"Destacamos a importância das políticas sociais implementadas pelo governo federal para o fortalecimento dos movimentos sociais, que é a chamada “revolução silenciosa. Dissemos à ministra que isso tem que ter continuidade em nosso projeto político nacional”, enfatizou Laisy.
"Apresentamos sugestões para potencializar o trabalho. Consideramos que o governo federal tem demonstrado uma grande capacidade para o desenvolvimento econômico. Mas o Brasil que estamos construindo tem uma face humana", afirmou a deputada Maria do Rosário (PT-RS).
A coordenadora da bancada feminina do PT na Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (SP), destacou a parceria entre as parlamentares e a ministra Dilma Rousseff. "Estabelecemos uma parceria para tratar de questões de suma importância nas áreas de políticas sociais, especialmente para as mulheres", disse.
Janete Rocha Pietá ressaltou que a ministra "está totalmente restabelecida e com grande entusiasmo para as questões que vem tocando no governo". "Estamos entusiasmadas de ter uma mulher como pré-candidata do partido à presidência da República. O PT já tem essa questão muito clara", afirmou. "Vamos puxar o bloco Dilma Presidente", confirmou a deputada Maria do Rosário.
“Trocamos ideias, conversamos sobre aspectos organizativos e de natureza programática da campanha presidencial. A bancada feminina do PT quer se colocar com muita disposição neste processo para dar a nossa contribuição para o fortalecimento da candidatura da ministra Dilma com vistas à vitória em 2010", disse a deputada Fátima Bezerra (PT-RN).
Também participaram do encontro as deputadas do PT Ângela Portela (RR), Cida Diogo (RJ), Dalva Figueiredo (AP), Emília Fernandes (RS) e Iriny Lopes (ES). As senadoras petistas Serys Slhessarenko (MT) e Fátima Cleide (RO) também estiveram na reunião.
SNM/PT e Liderança PT/Câmara

"Estamos vencendo a luta contra a fome", diz Patrus Ananias

“O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou nesta terça-feira (13) que o Brasil está vencendo uma luta histórica contra a fome e a desnutrição. “Estamos avançando muito e devemos colocar isso sem arrogância e sem falsa modéstia, para que possamos pensar nos desafios”, disse ele, ao participar do seminário Exigibilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que marca a Semana Mundial da Alimentação.

Patrus Ananias lembrou o compromisso assumido pelo país de erradicar a fome até 2050. Segundo ele, o Brasil se aproxima do montante de 20 bilhões de euros por ano investidos em programas sociais. “É uma opção clara, um esforço para colocar as políticas sociais no campo das políticas públicas, superando o clientelismo e o assistencialismo”, disse.

De acordo com o ministro, os desafios na segurança alimentar incluem “integrar a lei à realidade” sobretudo quando o assunto são as chamadas “leis sociais” que, para ele, apresentam maior dificuldade para serem publicadas.

Durante o evento, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, também cobrou do Congresso Nacional a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui a alimentação entre os direitos sociais.

Maluf afirmou que a medida poderá contribuir para um envolvimento “mais efetivo” de todos os níveis de governo na segurança alimentar. “Tem muita conquista sendo feita, mas vamos comemorar mesmo se o Congresso aprovar rapidinho a PEC que já está entrando em aprovação”, acrescentou. O Consea quer a aprovação da PEC até o dia 16 deste mês, data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação.

BRASIL! BRASIL!

O candidato Arthur Virgílio em busca de votos

A comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, aprovou nesta terça-feira, 13, um requerimento convidando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a dar explicações sobre o atraso nas restituições do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2009 ano-base de 2008.O senador Aloízio Mercadante (PT-SP) avaliou que a ida do ministro à CAE é "oportuna" e afirmou que o processo de restituição do IRPF pago a mais pelos contribuintes será "normalizado" em breve

O líder do PSDB e candidato ao governo do Amazonas, Arthur Virgílio (AM), autor do requerimento de convite a Mantega, definiu como "desculpa esfarrapada" a afirmação do ministro de que a liberação dos lotes de restituição do IRPF depende da arrecadação de tributos a cada mês.

O requerimento de Virgílio incluía convite ao secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, para também explicar o atraso nas restituições. Mas os senadores da CAE entenderam que, "convidando o chefe, é desnecessário convidar o subordinado", segundo palavras do senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

DE VOLTA ÀS ATIVIDADES!

Após três dias de ausência, volto para dizer que a atividade realizada no sábado, na cidade de Guarabira, brejo paraibano foi excelente, várias foram as lideranças que lá compareceram para hipotecar seus apoios à candidatura do companheiro Rodrigo Soares à presidência do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.
Dentre tantas lideranças, eu gostaria de destacar algumas que entendo representarem um avanço muito grande neste projeto de transformar o PT em um Partido Unido e Forte.
  1. Beto - Vice-prefeito de Alagoa Grande, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e também Presidente do PT municipal;
  2. Nega - Presidente do Diretório Municipal de Campo de Santana;
  3. Ana Clara - representando o PT de Areia;
  4. Dé - Presidente do Diretório Municipal de Belém;
  5. Maria do Céu - Presidente do Diretório Municipal de Pirpirituba;
  6. Terezinha Cavalcante - Presidente do Diretório Municipal de Campina Grande;
  7. Cida - Presidente da Associação dos Pescadores de Arara;
  8. Edvan - Presidente do Diretório Municipal de Solanea;
  9. Artur Conolly - PT de João Pessoa;
  10. Ariosmar - Presidente do Diretório Municipal de Pilões,
  11. Ivonal - Executiva Estadual e
  12. Feitosa - Secretário Geral do Partido dos Trabalhadores da Paraíba.
O ato foi cercado de muita expectativa com a chegada do candidato, que foi recebido à porta da Câmara dos Vereadores por um número expressivo de apoiadores que entoavam gritos de guerra, os mais conhecidos do grande Brasil.

Rodrigo defendeu o projeto de continuidade dos programas sociais alcançados no governo do Presidente Lula, defendeu o projeto que visa conduzir a companheira Dilma à presidência do Brasil e sobre tudo, defendeu uma politica de alianças que possam viabilizar o projeto do partido para as eleições de 2010. O candidato defendeu em seu discurso o apoio do partido ao governo do senhor José Maranhão, dizendo que se o partido tem o vice-governador, é governo e portanto tem que assumir uma postura de governo, pois é um partido forte, ético e sério com os acordos que foram firmados em 2006.
Por fim Rodrigo disse que dentro do partido não se discute politicas de alianças para 2010, mas deixou bem claro que, os partidos da base aliada e que historicamente acompanham o PT. o PMDB será bem vindo e que só depende deles para selar a dobradinha com o PT.