terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PT escolhe Humberto Costa para liderar o Senado

Ex-ministro da Saúde vai comandar negociações em busca de cargos na Mesa Diretora
Priscilla Mendes, do R7, em Brasília


O senador Humberto Costa (PE) foi escolhido para liderar a bancada do PT no Senado Federal. Em reunião nesta terça-feira (11), a bancada do partido foi unânime ao optar pelo parlamentar para comandar as negociações com os demais líderes sobre a partilha de cargos da Mesa Diretora e das comissões permanentes.
Ex-ministro da Saúde, Humberto Costa vai substituir Aloizio Mercadante (PT-SP) na liderança petista. O resultado das eleições de 2010 fez do partido a segunda maior legenda no Senado, com 15 cadeiras, perdendo apenas para o PMDB, que tem agora 19 representantes.
Na reunião, quase toda a bancada do partido estava presente. Dos quinze senadores petistas, 12 compareceram, entre eles Eduardo Suplicy (SP), líder em exercício e um dos postulantes ao cargo.
Os demais cargos da Mesa serão definidos em nova reunião do PT no próximo dia 27.
Está quase certo que o senador José Sarney (AP) será o indicado pelo PMDB para assumir um quarto mandato na presidência da Casa. Outra permanência que está certa é a de Romero Jucá (RO) como líder do governo, convite feito pela própria presidente Dilma Rousseff. Já na liderança peemebedista, Renan Calheiros (AL) também deverá ser mantido.
Com a manutenção de Sarney, o PT deve optar pela primeira vice-presidência da Casa. Estão cotados Jorge Viana (AC) e Marta Suplicy (SP). O cargo, no entanto, só será definido em fevereiro, quando a nova legislatura tomará posse, no dia 1º.
 

Nenhum comentário: