Por Laís Costa Marques
Da Gazeta Digital
Da Gazeta Digital
Aproximadamente 20% das terras brasileiras pertencentes a  estrangeiros em todo o país está concentrada em território  mato-grossense.
São 844,027 mil hectares de terras nas mãos de empresas e pessoas de  outros países, porém este número pode ser ainda maior porque, apesar de  ter capital estrangeiro, alguns grupos abrem firma no país e compram  propriedades como se fossem brasileiros.
Em todo o Brasil, o Instituto de Colonização e Reforma Agrária  (Incra) registra que 4,340 milhões de hectares pertençam a outros  países.
A aquisição de terras no Brasil por grupos estrangeiros só é  permitida se a extensão for inferior a um quarto ou 25% da superfície  territorial do município onde está localizada a propriedade rural, não  podendo ultrapassar 10% por um mesmo grupo estrangeiro. Isto é, um país  pode ter no máximo 10% da extensão territorial em uma cidade.
Em agosto deste ano, a Advocacia Geral da União (AGU) publicou um  parecer com a aprovação do presidente Luís Inácio Lula da Silva para a  limitação da venda de terras para estrangeiros e empresas com capital  internacional, além do registro de tais terras em livros especiais nos  cartórios e recomendou revisão a cada 3 meses.
Matéria completa aqui
MST  
Nenhum comentário:
Postar um comentário