quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Zé Maranhão assume compromisso de criar a Secretaria de Agricultura Familiar

Escrito por Fernanda Alves
Qui, 30 de Setembro de 2010 14:57

Criação da Secretaria de Agricultura Familiar, isenção das dívidas de IPVA para regularizar a situação das motos dos pequenos agricultores e estabelecer um convênio com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag), para a distribuição de sementes. Esses foram os principais compromissos assumidos pelo governador licenciado José Maranhão (PMDB) com os agricultores do Estado. Ele prometeu implantar essas medidas durante encontro realizado com a categoria na sede da Fetag, em João Pessoa, nesta quarta-feira (29.09).

O candidato à reeleição pela Coligação Paraíba Unida teve oportunidade de apresentar seu projeto de governo no que compete às políticas públicas que visam desenvolver e aumentar os investimentos no setor agropecuário paraibano. “O meu projeto é o de alguém que tem os pés no chão, resulta da experiência de alguém que já viveu como agricultor”, declarou.

Muito aplaudido pelo auditório, composto de trabalhadores e líderes sindicais, além de alguns prefeitos, Zé Maranhão respondeu às perguntas dos presentes. Uma delas foi sobre o que ele pretende fazer em relação ao problema que muitos agricultores enfrentam com relação à regularização do IPVA das motocicletas – principal meio de transporte dos trabalhadores no campo.

“Eu acho um absurdo o que fazem. Você imagina prender uma moto velha que se for vendida não paga 10% da dívida? De que vale a pena tirar a moto que dá o sustento ao trabalhador?”, destacou. Zé informou que irá perdoar as dívidas, dentro da legislação, para que a situação seja regularizada

Outra reivindicação da categoria, mais investimentos para a agricultura familiar, também será atendida pelo governo de Zé Maranhão. “Vamos criar a Secretaria de Agricultura Familiar, até porque esse também foi um pedido do próprio presidente Lula”, garantiu, sob muitos aplausos.

Zé disse também que vai estudar a melhor forma de estabelecer um convênio com a Fetag, para que a distribuição de sementes seja realizada de modo mais eficaz – para evitar os problemas de desvios, por exemplo. “Com a Fetag, poderemos evitar injustiças de qualquer natureza”, afirmou. Na avaliação de Zé, o encontro foi além de muito proveitoso, muito agradável, sobretudo pelo calor humano com que os agricultores o receberam.

“Aqui falei pra uma platéia que conhece a problemática da agricultura da Paraíba o suficiente para ler nas entrelinhas e saber que nosso projeto corresponde às aspirações do setor. Vocês sabem que podem confiar, pois é um projeto que consulta a realidade da nossa agricultura e apresenta soluções inovadoras e compatíveis com essa realidade”, destacou.

Em suas palavras finais, Zé convocou o homem do campo a andar de mãos dadas com ele: “Vamos enfrentar essa realidade que está aí. Precisamos dessa união para superarmos os problemas. A Paraíba precisa disso. E vocês vão participar de um governo que tem parceria com o homem do campo”, afirmou.

Nenhum comentário: