terça-feira, 27 de abril de 2010

O PSDB por seus candidatos, dirigentes, líderes e acólitos na mídia pode dizer o que quiser, alardear ao máximo que está unido em sua principal base, São Paulo, mas não está. Pelo contrário, parece irremediavelmente dividido. Sonhou com o apoio do PTB e por um desses estranhos desfechos da política, os petebistas podem aliar-se ao PP dos deputados Paulo Maluf e Celso Russomano.

A chapa majoritária da coligação tucana no Estado continua Geraldo Alckmin governador/Orestes Quércia senador(PMDB) e só, porque a outra vaga para o Senado está sendo disputada pelos deputados federais tucanos Aloysio Nunes Ferreira Filho, José Aníbal e Mendes Thame.

Mesmo a candidatura a senador já definida na chapa, a de Quércia não tem espaço para uma vitória. Muitos prefeitos e lideranças do PMDB não aceitam o acordo que Quércia fez com seus adversários históricos, os tucanos, depois que estes viveram e faturaram por duas décadas em São Paulo em cima do antiquercismo.

O deputado Aloysio Nunes (PSDB-SP), caso os governadores José Serra e Alberto Goldman consigam fazê-lo candidato, tem que conquistar voto, porque por enquanto é o lanterninha nas pesquisas eleitorais. O prefeito paulistano, Gilberto Kassab, com ficha de filiação no DEM mas há muito tempo ancorado no barco tucano, não apoia Alckmin - que se impôs como candidato a governador - e está mal em São Paulo. Sua situação piora a cada rodada de pesquisa.

Chapa Mercadante-Marta é para 2º turno e para vencer

Nesse quadro em que os adversários afundam o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), candidato a governador numa chapa que tem também a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) concorrendo ao Senado, pode ir para o 2º turno e vencer. Os petistas têm o melhor e mais forte palanque e aliança desde as eleições de 1982. E há um esgotamento, praticamente paupável até, da hegemonia tucana em São Paulo.

Assim, saímos bem na largada em São Paulo onde a campanha é estratégica para todos os nossos candidatos, principalmente majoritários a governador, senador e presidente da República. Trata-se da retaguarda do candidato da oposição ao Planalto, José Serra. São Paulo é seu principal colégio eleitoral - dele e do país.

Um avanço do PT e de sua candidata a presidenta Dilma Rousseff no Estado, decide a eleição. E isso é possível, está ao alcance de nossas mãos. O lançamento da chapa Mercadante-Marta (feito em ato da militância sábado pp) mostrou um PT unido e aguerrido ao contrário do PSDB-DEM-PPS-PMDB.

Foto: Ricardo Stuckert Filho/ Blog Dilma na web



Nenhum comentário: