quarta-feira, 17 de março de 2010

Oposição envia dossiês às redações

Publicado em 17-Mar-2010
"O chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho...
Image
Gilberto Carvalho
"O chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, disse que todas as denúncias envolvendo o deputado cassado José Dirceu e o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, são 'requentadas' e que o partido enfrentará esse tipo de situação durante toda a campanha. Ao chegar ao aniversário de Dirceu, ontem à noite, Carvalho disse que é 'uma vergonha' a divulgação das acusações contra Vaccari e que se Lula não estivesse em Israel, iria à festa".


Assim a Folha de S.Paulo resume hoje as declarações do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, sobre a atual ofensiva da imprensa, articulada com a campanha pró-José Serra e contra o PT. "Precisamos ter sangue frio e nervos de aço porque vai aparecer de tudo, vai haver um brutal 'requentamento' de 2005 agora. Nossos adversários acham que com isso vão fazer o povo mudar de opinião", registra a Folha.

A verdade nua e crua é que a campanha da oposição se organizou e - numa ação articulada e sincronizada - tem enviado dossiês à midia, às redações. Isso mesmo, os tão condenados dossiês da campanha passada! O primeiro objetivo é reativar a questão do chamado mensalão e ampliar a campanha com falsas acusações, tipo Funaro.

Vale tudo, até depoimentos de cinco anos atrás

Para isso resgatam depoimentos velhos como esses do corretor de câmbio - atividade também conhecida como "doleiro" - Lúcio Bolonha Funaro prestados ao Ministério Público em 2005 em troca do benefício da delação premiada e os transformam agora em assunto de capa de revista e das primeiras páginas dos jornais.

Temos detectado a busca em cartórios, nos tribunais e nos arquivos da imprensa de depoimentos e fatos para serem distorcidos, como no caso do doleiro Funaro ou em operações mais complexas - e nem por isso menos grosseiras - como os episódios BANCOOP e Eletronet-Telebras.

Nisso não há nenhuma preocupação com a verdade ou com os fatos e as provas. O que interessa é o escândalo e a acusação. O principal é tirar de foco as denúncias contra o DEM-Brasília que, queiram ou não, virou um escândalo nacional no qual o PSDB está envolvido até a medula (tinha secretários de Estado tucanos no governo José Roberto Arruda).

Nenhum comentário: