quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Brasil Alfabetizado:Novo ciclo do programa atenderá quase 2 milhões de pessoas

Foi concluída a formação de 63 consultores que vão integrar o novo ciclo do programa Brasil Alfabetizado, a ser implementado no fim deste ano e em 2010. Neste ciclo está previsto o atendimento a 945,8 mil pessoas em áreas urbanas e cerca de um milhão nas áreas rurais. Voltado à alfabetização de jovens e adultos, o programa é uma porta de acesso à cidadania.

A tarefa dos consultores será auxiliar os municípios a elaborarem os planos de alfabetização e a definirem estratégias de mobilização para a matrícula de jovens e adultos. Eles também participarão da elaboração e execução do Plano Plurianual de Alfabetização (PPAlfa), pré-requisito para participação no Brasil Alfabetizado.

Segundo o diretor de políticas de educação de jovens e adultos do Ministério da Educação, Jorge Teles, os municípios precisam ganhar capacidade de gestão para desenvolver políticas de educação de jovens e adultos e garantir a alfabetização e a elevação da escolaridade.

Os consultores prestarão assistência técnico-pedagógica a 1.928 municípios que registram índices de analfabetismo de jovens e adultos iguais ou superiores a 25% da população. Esses municípios se concentram nas regiões Norte e Nordeste e em parte do Sudeste.

Os estados e municípios participantes do programa recebem recursos financeiros suplementares para custear atividades como formação inicial e continuada de alfabetizadores e coordenadores de turmas; aquisição de material escolar, pedagógico, didático ou literário; compra de gêneros alimentícios e transporte dos alfabetizandos. Além disso, alfabetizadores, tradutores-intérpretes da linguagem brasileira de sinais (Libras) e coordenadores de turmas recebem bolsas-benefício.

Além do apoio técnico aos municípios, o Ministério da Educação implementa, desde 2008, a Agenda Territorial de Educação de Jovens e Adultos, criada para fortalecer essa modalidade de ensino nas redes estaduais e municipais de educação.

De 10 a 12 de dezembro, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secad promoverá, em Brasília, a segunda oficina nacional da agenda. O objetivo é discutir estratégias e ações e ampliar a parceria entre governos e sociedade civil organizada. O encontro vai reunir representantes das comissões estaduais e da comissão nacional de alfabetização e educação de jovens e adultos; do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

MEC

Nenhum comentário: