Dos 95 postos de gasolina instalados em João Pessoa, nada menos que 63, ou seja, 66,3 por cento do total, funcionam graças a alvarás expedidos pela Prefeitura da Capital entre 1997 e 2004, período em que a cidade foi governada por Cícero Lucena (PSDB).
As duas gestões de Cícero como prefeito, somadas, expediram 80 alvarás para postos de gasolina, distribuídos entre 63 para construção, 17 para ampliação e um para regularização.
Na atual gestão, de Ricardo Coutinho (PSB), até aqui foi liberado um único alvará para um posto em Mangabeira, mesmo assim mediante liminar que o interessado obteve na Justiça em outubro do ano passado.
Nos últimos dez anos, foi em 2000 – ano de eleições e da reeleição do então prefeito Cícero – que a Prefeitura de João Pessoa concedeu o maior número de alvarás para construção de novos postos de gasolina na Capital.
Segundo levantamento solicitado pelo Portal Correio à Secretaria Municipal de Planejamento, em 2000 foram expedidos nada menos que 29 alvarás para postos de gasolina em João Pessoa.
Três daqueles alvarás liberados naquele ano o foram através de liminares obtidas pelos interessados na Justiça e dois destinaram-se à ampliação de postos já existentes.
Em 2002, outro ano de eleições (para governador, deputado, senador e presidente da República), foram 15 alvarás, quatro dos quais forçados por liminares, mas apenas cinco para construção. Os dez outros foram solicitados para ampliação.
O número de alvarás de 2002 representa quase o dobro dos expedidos em 2001, ano em que não nenhum desses documentos precisou de liminar da Justiça. A Prefeitura liberou oito alvarás - cinco para construção, dois para ampliação e um de regularização.
O ano de 2003, com seus 11 alvarás, ocupa o terceiro lugar no ranking das licenças para construção e/ou ampliação que o vereador Watteau Rodrigues (PCdoB) quer investigar através de uma CPI na Câmara Municipal de João Pessoa.
A proposta de CPI foi apresentada depois que a Operação 274 da Polícia Federal desmantelou há duas semanas o cartel da gasolina que mandava no mercado de combustíveis de João Pessoa.
Fonte: Jornal Correio da Paraíba.
Naza, de olho nas feras e esse Cícero é o maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário